Os ruralistas reagiram nesta quinta-feira à afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que não faltou dinheiro para defesa sanitária animal e que o primeiro responsável pela saúde do rebanho é o proprietário. Segundo o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Ronaldo Caiado (PFL-GO), os números desmentem o presidente e o governo precisa ter coragem para assumir sua responsabilidade.

CARREGANDO :)

- É uma mentira deslavada, basta olhar os números. São artifícios inaceitáveis. O que se espera de um presidente é que ele tenha coragem de assumir suas responsabilidades - disse.

Caiado disse que nos últimos três anos o governo liberou apenas R$ 1,9 milhão para defesa sanitária animal e que o produtor fez sua parte, apresentando as notas fiscais de que o gado foi vacinado, mas o governo não fez a sua: não liberou o dinheiro para defesa agropecuária e não instalou barreiras na fronteira com o Paraguai, onde houve suspeita de aftosa recentemente.

Publicidade

Caiado disse que era um desastre anunciado e informou que a Comissão de Agricultura da Câmara vai se se reunir na terça-feira e buscar respaldo jurídico para que o gverno seja obrigado a arcar com os prejuízos provocados pela não-liberação dos recursos.