O investidor que escolheu as ações como destino de seu dinheiro em setembro não teve do que reclamar. A liderança do ranking de aplicações ficou com os fundos FGTS-Vale, que aplicam recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em ações da Companhia Vale do Rio Doce. Segundo balanço parcial da Associação Brasileira dos Bancos de Investimento (Anbid), os fundos FGTS-Vale acumulavam alta de 20,13% em setembro, até o dia 26.
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), o mais importante da bolsa paulista, fechou com valorização de 12,62% em setembro e de 20,57% no ano. O melhor desempenho na bolsa de valores foi do Índice de Energia Elétrica (IEE), que subiu 16,95% em setembro e 36,50% no acumulado do ano.
Assim como em agosto, a crise política não foi empecilho para a valorização da Bovespa. A forte alta das ações foi resultado da combinação entre a grande liquidez internacional e a predileção do investidor estrangeiro pelo mercado brasileiro. Entre os destaques do mês esteve a inédita emissão soberana em reais, que devido ao seu sucesso criou a expectativa de uma melhora na classificação de risco do país.
- A perspectiva para a Bovespa em outubro continua boa. Não há sinais de queda no fluxo de investimentos estrangeiros e os resultados das empresas no terceiro trimestre devem sair positivos - disse Gustavo Barbeito, gestor no Banco Prosper.
Barbeito afirma que o cenário de médio prazo é positivo tanto no Brasil como no exterior, o que inclui a queda do dólar desde que o furacão Rita perdeu força. A valorização das ações da Vale do Rio Doce é atribuída principalmente à valorização das commodities metálicas no mercado internacional, que tende a continuar.
Entre os grupos de ações que podem se destacar em outubro estão os de siderurgia e mineração, eletricidade e bancos. A expectativa de realização de leilões de energia nova pode dar fôlego extra às "elétricas", já que segundo o analista será possível saber mensurar melhor o tamanho dos investimentos no setor. O setor bancário já tem ações consideradas caras, mas a perspectiva de resultados positivos no terceiro trimestre deve sustentar os preços dos papéis.
As ações da Embratel e da Net também têm potencial para novas altas. Isso porque o mercado está atento aos esforços da Telmex (controladora da Embratel e acionista da Net) para fazer uma sinergia entre as duas empresas, utilizando os cabos da Net em serviços de telefonia da Embratel.
Mas quem ficou de fora da exuberância da bolsa em setembro não precisa se preocupar. Todas as aplicações financeiras, à exceção do dólar, renderam mais que a inflação em setembro. O dólar caiu 5,47%, a maior perda mensal desde 2003.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de setembro teve deflação de 0,53% em setembro. Com isso, até mesmo a tradicional caderneta de poupança, com alta de 0,76%, foi aplicação financeira vantajosa. Os fundos de Renda Fixa e DI, também considerados tradicionais, tiveram alta média de 1,42%.