Multas e indenizações arrecadadas pela Coordenadoria Estadual dos Direitos do Consumidor (Procon-PR) ou pela Justiça referentes ao desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor serão destinadas ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor Fecon. A mensagem que cria o Fecon foi aprovada nesta quarta-feira (14) pela Assembléia Legislativa e deve ser regulamentada no início de 2006.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os recursos obtidos com o fundo serão destinados ao financiamento de planos, programas e projetos que objetivem a informação, proteção ou reparação de danos causados ao consumidor, promovendo o aparelhamento e a instrumentalização do Procon. A criação do Fecon foi inspirada em dois outros fundos, o Fema Fundo Estadual do Meio Ambiente, e o FEC Fundo Estadual de Cultura.
O secretário da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, explicou que os recursos do Fecon, originados de multas pagas pelos fornecedores denunciados pelo consumidor, serão destinados principalmente para projetos de cunho educacional do Procon. "Pretendemos investir em programas educacionais aos consumidores, para que possam ter conhecimento e acesso às informações que garantam seus direitos, deveres e, principalmente, o exercício da cidadania", detalhou.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião