Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novos mercados

Importadores japoneses negociam compra de manga brasileira

Dois importadores do Japão estão no Brasil há duas semanas visitando as principais regiões produtoras de manga, variedade "Tommy Atkins", para negociarem a compra da fruta destinada ao mercado japonês, com data de entrega até fevereiro de 2007. Até quinta-feira, eles visitam produtores/exportadores de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Após mais de 27 anos de negociações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conseguiu abrir o mercado de manga para o Japão. As exportações para aquele país asiático começaram em setembro de 2004, durante a visita do primeiro ministro Junichiro Koizumi ao Brasil.

Até agora, cerca de 50 toneladas de manga foram exportadas para apresentar o produto ao exigente mercado nipônico, por meio de oito importadores - traders japoneses que orientam os exportadores brasileiros quanto às especificações do produto.

As exigências referem-se ao estágio de maturação, embalagens e tratamento fitossanitário, conforme compromisso firmado entre os governos dos dois países.

A expectativa da Yamato Comercial, que já exporta manga brasileira para o mercado japonês, é de que a partir de 2006 o consumo da fruta se consolide no Japão, cujo potencial de mercado é de aproximadamente US$ 25 milhões, disputando com as Filipinas, Indonésia e México.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.