Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Porto de Paranaguá

Liminar libera exportação de transgênicos no PR

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) conseguiu uma liminar que garante a exportação de soja transgênica pelo Porto de Paranaguá, de acordo com reportagem do ParanáTV desta segunda-feira.

O embarque, que havia sido proibido sob a alegação de não haver estrutura para a separação dos grãos, deve beneficiar 85 mil agricultores associados à Faep. A Procuradoria Geral do Estado informou que vai pedir a suspensão da liminar.

Em entrevista, o governador Roberto Requião explicou que existe uma lei federal que determina a separação da soja transgênica da natural e que o Porto de Paranaguá possui apenas um silo, o que impediria a segregação. Com esse argumento, o governo do estado tentará derrubar a liminar que permite o embarque da soja transgênica pelo mesmo silo.

Há algum tempo, o governo do estado vem discutindo com empresas privadas a criação de um novo silo e sistema de embarque nos navios, que seria usado apenas para a exportação da soja geneticamente modificada. No entanto, as conversações ainda não estão concluídas. Com a liminar, teoricamente fica permitida a exportação de soja transgênica pelo mesmo processo da soja convencional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.