É chegada a hora de pedir de presente o tão sonhado videograme. GameCube (Nintendo), PlayStation 2 (Sony) e Xbox (Microsoft) são as três principais opções que podem ser encontradas nas lojas nacionais. Cada um tem suas peculiaridades e está voltado para um determinado tipo de público. O lançamento da Microsoft, o Xbox 360, não entrou na avaliação pois ainda não possui disponibilidade nas prateleiras e, por ser um lançamento, possui poucos jogos e preço bem acima de seus concorrentes.
De acordo com Caderno de Informática da Gazeta do Povo desta segunda-feira, o PlayStation 2 é provavelmente a primeira escolha de quem está começando a se familiarizar com este tipo de entretenimento. Por ser, há duas gerações, o console mais vendido no mundo, o nome PlayStation é hoje sinônimo de videogame. Na última semana, a Sony divulgou que seu console atingiu a casa das 100 milhões de cópias vendidas. Sua popularidade angariou um grande número de produtoras de renome. Hoje, a máquina da Sony conta com jogos exclusivos de dar inveja aos seus concorrentes, como a série Metal Gear Solid e Winning Eleven. Este último, aliás, é o mais perfeito jogo de futebol já feito, o que leva o console a ser muito popular no Brasil. O PS2 também se destaca por ter uma temática mais adulta. Foi nele que o polêmico jogo Grand Theft Auto, onde o jogador vive um cafetão e a prática do furto é recorrente, foi lançado.
Trabalhando no mercado há mais de dez anos, Bruna Hara, sócia de uma das mais tradicionais lojas de videogame de Curitiba, acredita que o PS2 mantenha o posto de mais vendido neste fim de ano. A aposta da empresária é que a esperada próxima versão de Need For Speed, clássico dos jogos de corrida, incentive ainda mais a escolha pelo console.
Para o público mais novo, uma opção é o GameCube. A Nintendo, sua fabricante, ainda é a mais respeitada desenvolvedora de jogos. Ela possui em sua carta de franquias as séries Mario, Zelda e Metroid. E, para o fim de ano, a empresa promete encher as prateleiras com muito Mario. Somente para dezembro estão previstos três lançamentos com o encanador bigodudo. "Os jogos da Nintendo atraem mais as crianças. Ao contrário do PS2, que tem como alvo os adolescentes", afirma Hara. Entre os mais esperados está Mario Party 7, que envolve família e amigos em disputas inacreditáveis em frente a telinha. São diversos mini-jogos, onde os objetivos são os mais lúdicos possíveis. O jogador precisa pular obstáculos, encher bexigas, pular corda e correr muito. Quem fizer mais pontos é o campeão, sem precisar matar ninguém e nem cometer nenhum delito vitual.
O último candidato a presente de fim de ano se apresenta em uma difícil situação. Seu sucessor já foi lançado, porém ainda não está nas lojas. Por isso, o Xbox deve ter uma baixa procura neste Natal. "Já estamos tendo desabastecimento de Xbox devido ao 360", comenta a empresária que não está mais conseguindo encomendar o console da Microsoft. Outro fator desestimulante é previsão que de o videogame não terá mais a atenção das produtoras, o que resulta na falta de novos jogos. Por outro lado, o Xbox possui bons títulos disponíveis, como a premiadíssima série Halo e Splinter Cell, e é o que tem os melhores gráficos de sua geração. Outra carta na manga é sua capacidade multimídia. Por possuir um disco rígido, é possível armazenar jogos, filmes, fotos e música nele.
Portáteis
Fora dos televisores, os videogames portáteis também estão na briga pela atenção dos consumidores. O Nintendo DS é mais novo portátil da empresa japonesa. Os destaques do produto são as suas duas telas, uma delas sensível ao toque. Com isso, a Nintendo conseguiu causar algumas inovações no mercado, como o Nintendogs, uma nova mania que promete ser maior que os tamagochis. O jogador tem que cuidar de um pequeno cão. E não basta apenas alimentá-lo e dar banho, também é preciso brincar com ele e acariciá-lo. Sim, você precisa tocar na tela para que ele fique um pouco mais feliz.
Tentando destronar a Nintendo, líder deste mercado deste 1991, a Sony lançou neste ano o PSP, uma versão de bolso do Playstation 2. A maioria dos títulos lançados para o console já estão disponíveis para o portátil. O trunfo do PSP é possuir uma gama de utilidade capaz de ruborizar os iPods. A mais visível dela é a sua belíssima e larga tela widescreen. Nele, é possível acessar a internet, através da rede wi-fi, ver filmes, escutar músicas e ver fotos. É um dos equipamentos mais versáteis disponível no mercado. A desvantagem é a falta de bons títulos.
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