Com mais de 340 milhões de usuários, o Linkedin é uma das principais redes sociais do mundo. O sucesso da ferramenta é prova de que o networking virtual é muito mais eficaz do que se podia imaginar no início dos anos 2000, quando as mídias digitais davam seus primeiros passos.
Hoje, por meio de buscas simples, é possível localizar contatos profissionais importantes até mesmo em ferramentas pessoais, como o Facebook. Mas, diferente do que muita gente pensa, estabelecer uma rede eficiente demanda estratégias bem delineadas.
Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Mídias Digitais da Universidade Positivo, Felipe Harmata Marinho, a escolha da rede a ser utilizada depende do propósito do usuário e da área em que ele atua.
Contatos de empresas de comunicação e startups, por exemplo, estão mais abertos a conexões via ferramentas de caráter pessoal. Membros de grandes corporações, em contrapartida, tendem a priorizar o Linkedin para fins profissionais.
Felipe reforça que quando o indivíduo usa suportes como o Facebook para além do âmbito privado, é possível lançar mão de alguns mecanismos que a rede oferece, como filtros, por exemplo. “O grande ponto é entender que há vários grupos no mesmo espaço e definir o que vai poder ser visto pelo seu futuro chefe ou pelos seus parentes”, orienta.
Tentar firmar conexões importantes é outra questão a ser ponderada. Muitos acreditam que apenas adicionar pessoas em busca de um benefício profissional é suficiente para um bom networking. Mas não é. O coordenador acadêmico da Escola de Negócios Saint Paul, Renan Riedel, salienta que os contatos jamais devem ser feitos de forma oportunista. “As pessoas sentem que estão sendo usadas e isso é muito mal visto”.
A alternativa para este caso, segundo o professor, é contatar apenas quem tenha bons vínculos com o que você gosta e interagir impulsionado por esses interesses em comum, postando conteúdos relevantes e fazendo comentários inteligentes, por exemplo. “Com sinceridade, as coisas fluem naturalmente e a pessoa se torna lembrada, sem precisar forçar relações”.
O CEO da Siegen Consultoria Executiva, Fábio Astrauskas, também acredita que as interações inteligentes estejam entre os segredos do bom networking digital. Para que este caminho seja bem-sucedido, o ideal é delimitar bem o grupo que se quer atingir e, mediante a esta rede desenhada, divulgar materiais maduros e consistentes. “É preciso ter o que oferecer”, destaca.