Com mais de 340 milhões de usuários, o Linkedin é uma das principais redes sociais do mundo. O sucesso da ferramenta é prova de que o networking virtual é muito mais eficaz do que se podia imaginar no início dos anos 2000, quando as mídias digitais davam seus primeiros passos.
Hoje, por meio de buscas simples, é possível localizar contatos profissionais importantes até mesmo em ferramentas pessoais, como o Facebook. Mas, diferente do que muita gente pensa, estabelecer uma rede eficiente demanda estratégias bem delineadas.
Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Mídias Digitais da Universidade Positivo, Felipe Harmata Marinho, a escolha da rede a ser utilizada depende do propósito do usuário e da área em que ele atua.
Atenção: seu comportamento na rede é sua “biografia” virtual
Bons hábitos nas redes devem ser rotineiros. Renan lembra que os setores de recursos humanos de muitas empresas avaliam minimamente os perfis públicos dos candidatos na internet, verificando posturas, comportamentos, pontos de vista e perspectivas. Por isso, de acordo com o professor, é importante ponderar o que se faz e o que se diz , evitando desabafos, declarações pessimistas e discussões controversas. “Se você é visto em um grupo chamado ‘Eu odeio meu chefe’, pode perder a chance de ter um chefe melhor”, brinca.
Para Felipe, estes cuidados se relacionam ao conceito de biografia virtual. Cada perfil público é um importante registro sobre um indivíduo, um espelho de quem ele é. Sendo assim, estar atento ao que se mostra é um artifício mais do que sensato no preparo do terreno de um networking frutífero.
Contatos de empresas de comunicação e startups, por exemplo, estão mais abertos a conexões via ferramentas de caráter pessoal. Membros de grandes corporações, em contrapartida, tendem a priorizar o Linkedin para fins profissionais.
Felipe reforça que quando o indivíduo usa suportes como o Facebook para além do âmbito privado, é possível lançar mão de alguns mecanismos que a rede oferece, como filtros, por exemplo. “O grande ponto é entender que há vários grupos no mesmo espaço e definir o que vai poder ser visto pelo seu futuro chefe ou pelos seus parentes”, orienta.
Tentar firmar conexões importantes é outra questão a ser ponderada. Muitos acreditam que apenas adicionar pessoas em busca de um benefício profissional é suficiente para um bom networking. Mas não é. O coordenador acadêmico da Escola de Negócios Saint Paul, Renan Riedel, salienta que os contatos jamais devem ser feitos de forma oportunista. “As pessoas sentem que estão sendo usadas e isso é muito mal visto”.
A alternativa para este caso, segundo o professor, é contatar apenas quem tenha bons vínculos com o que você gosta e interagir impulsionado por esses interesses em comum, postando conteúdos relevantes e fazendo comentários inteligentes, por exemplo. “Com sinceridade, as coisas fluem naturalmente e a pessoa se torna lembrada, sem precisar forçar relações”.
O CEO da Siegen Consultoria Executiva, Fábio Astrauskas, também acredita que as interações inteligentes estejam entre os segredos do bom networking digital. Para que este caminho seja bem-sucedido, o ideal é delimitar bem o grupo que se quer atingir e, mediante a esta rede desenhada, divulgar materiais maduros e consistentes. “É preciso ter o que oferecer”, destaca.
Bons modos fazem uma boa rede
Siga as regras de etiqueta da web
- Ao adicionar alguém que possivelmente não sabe quem você é, deixe uma mensagem se apresentando. Isso é essencial para começar um bom contato.
- Não saia adicionando muita gente. Quando sua rede é grande demais, seu potencial é reduzido. Ninguém atinge todo mundo ao mesmo tempo. E isso sequer seria produtivo. Por isso, preze pela seletividade.
- Faça contato com pessoas que tenham os mesmos interesses profissionais que você. Delimite bem o seu círculo.
- Não procure um contato apenas quando precisa de um emprego ou uma indicação. Construa relações sensatas por meio de compartilhamentos, comentários e interações contínuas e espontâneas. Assim, você será sempre lembrado.
- Mantenha bons hábitos na rede. Muitos setores de RH costumam avaliar perfis públicos de candidatos antes da contratação. Postagens pessimistas, indiscretas e comprometedoras podem atrapalhar seus projetos de networking.
- Aproveite os filtros que as diversas mídias sociais oferecem. Assim, você seleciona os conteúdos que vão ser lidos por seus familiares ou por seu futuro chefe.
- Ainda que goste do Facebook e do Twitter, não deixe de abrir uma conta no Linkedin. Embora alguns setores mais modernos sejam receptíveis a diversas ferramentas, gestores de empresas grandes tendem a preferir a rede de caráter mais profissional.
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