Se você pretende estudar na Grã-Bretanha nos próximos meses, fique atento para algumas mudanças anunciadas pelo Consulado Britânico. A partir de 1º de setembro, todos os brasileiros que vão estudar por mais de seis meses ou que desejam estudar e trabalhar em meio período na Grã-Bretanha, por menos de seis meses, terão que solicitar um visto antes de viajar. Aqueles que desejam apenas estudar no Reino Unido por menos de seis meses e não têm a intenção de trabalhar poderão viajar sem a necessidade de um visto.
Segundo o Consulado Britânico, as novas medidas visam melhorar o setor educacional e o controle de imigração nas fronteiras, para que futuramente seja introduzido o Programa de Pontos (Points Based System - baseado no sistema australiano de vistos), previsto para entrar em vigor até 2009.
Todos os pedidos deverão ser feitos por intermédio dos centros de processamento de vistos (VAC - Visa Application Center) da WorldBridge. No Rio de Janeiro, os pedidos deverão ser enviados ao centro de processamento de visto principal, e em Brasília e São Paulo, através dos mini-centros de processamento.
Além disso, todos os interessados deverão fornecer suas impressões digitais e fotografia digital toda vez que pedirem o visto. O processo dura cinco minutos e é realizado nos próprios centros de processamento.
Todos os vistos já emitidos continuarão válidos até a data de expiração. Os portadores de passaporte brasileiro não precisam requerer visto para a Grã-Bretanha com antecedência à viagem. Ele é concedido assim que a pessoa desembarca no país, após uma entrevista com o funcionário da imigração. Outras informações sobre essas mudanças e sobre vistos em geral estão disponíveis no site do consulado.