Três meses após a divulgação da primeira pesquisa sobre o Referendo das Armas, que dava a vitória do sim como certa, com 80% dos brasileiros a seu favor, e de uma virada relâmpago do não, que agora tem 51% das intenções de voto, segundo o Ibope, muitos eleitores ainda não se decidiram. Veja as razões para ser contra (tecle 1) ou a favor (tecle 2) da proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil.
10 MOTIVOS PARA VOTAR NÃO
1 - Direito pela legítima defesaNão abra mão de ter direitos: direito à vida, direito à legítima defesa, direito à propriedade. A autodefesa é um direito humano básico.
2 - Direito de decidir se quer ter uma arma ou nãoNão abra mão da opção de poder comprar arma e munição. Tem arma de fogo quem quer, e a legislação brasileira é rigorosa para quem quer ser proprietário de arma de fogo.
3 - Bandido não compra arma em lojaA compra de arma de fogo e munição é regulamentada e fiscalizada pela PF e pelo Exército. O lojista paga impostos e necessita de Certificado de Registro para poder comercializar armas e munições.
4 - Proibir a arma de fogo não acaba com o crimeArma é qualquer instrumento que tenha por objetivo causar dano aos seres vivos e a coisas em geral. Podem ser usadas como armas pedras, álcool, faca, carros e veículos, e também revólveres.
5 - Armas legais registradas já são controladasDois sistemas já controlam a quantidade de armas legais e registradas em circulação no país: o sistema da Polícia Federal (Sinarm) e o sistema do Exército (Sigma).
6 - O bandido não será desarmadoTirar as armas do cidadão que paga impostos e que tem residência fixa é fácil. O desafio é tirar as armas dos que usam armamento proibido, privativo das forças armadas e polícias.
7 - Faltam precisão e credibilidade nas estatísticasNo país, divulga-se que há 39 mil assassinatos por ano. No entanto, dados oficiais não detalham e não divulgam que 97% dessas mortes têm por causa balas perdidas e brigas entre gangues.
8 - O Brasil tem uma grande cultura de impunidadeA cultura da impunidade faz com que, no Brasil, o ambiente para a prática do crime seja extremamente favorável. Mata-se com qualquer arma, por qualquer motivo e ninguém é punido.
9 - Homicídios são desproporcionais às armasNos EUA, há um estoque de 300 milhões de armas em mãos de 85 milhões de usuários e uma taxa de homicídio de 9,3 casos por milhão/habitante.
10 - Exemplo canadenseNo Canadá, as taxas de crimes violentos não apresentaram mudanças mesmo depois de 1995 quando foram introduzidas restrições à posse e ao porte de armas.
Fonte: www.movimentovivabrasil.com.br
10 MOTIVOS PARA VOTAR SIM
1 - Existem armas demais neste paísEstima-se que o número total de armas em circulação no Brasil seja de 17,5 milhões. Apenas 10% dessas armas pertencem ao Estado (forças armadas e polícias), o resto está em mãos de civis.
2 - Armas foram feitas para matarNo Brasil, 63,9% dos homicídios são cometidos por arma de fogo, enquanto 19,8% são causados por arma branca. Por quê? Porque armas de fogo matam sem nenhum risco para o agressor.
3 - Ter armas em casa não aumenta a proteçãoUsar armas em legítima defesa só dá certo no cinema. Segundo o FBI, "para cada sucesso no uso defensivo de arma de fogo em homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo".
4 - Arma pode criar um criminosoArmas de fogo transformam desavenças em tragédias. Em SP, segundo a Policia, o primeiro motivo para homicídios é vingança entre pessoas que não possuem antecedentes criminais.
5 - Arma em casa traz mais risco às mulheresNas capitais brasileiras, 44% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo. Dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro.
6 - Quem reage com arma de fogo corre mais riscoÉ um mito considerar que o cidadão está mais protegido com uma arma. Pesquisa mostra que a chance de morrer numa reação armada é 180 vezes maior de que morrer quando não há reação.
7 - Controlar armas legais ajuda luta contra o crimeA pesquisa mais recente divulgada pelo governo do Rio mostra que, das armas usadas em crimes entre 1999 e 2005, 61% pertenciam a "cidadãos de bem" e foram desviadas para o crime.
8 - O Estatuto é uma lei que desarma o bandidoA maioria dos artigos do Estatuto do Desarmamento dá meios à polícia para aprimorar o combate ao tráfico ilícito de armas e para desarmar os bandidos.
9 - Controlar as armas salva vidasEntre 2003 e 2004, primeiro ano de vigência do Estatuto do Desarmamento, o número de mortes por arma de fogo caiu pela primeira vez em 13 anos. 3.234 vidas foram salvas.
10 - Desarmamento é o primeiro passoA proibição do comércio de armas de fogo e munição não é capaz de solucionar o problema da criminalidade. Mas é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais segura.
Fonte: www.referendosim.com.br