O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira que subiu para 28 o número de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, mas a doença mantém-se limitada à área de segurança estabelecida no estado. Estão interditados os municípios de Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí. Os três novos focos foram detectados em Mundo Novo, dos quais dois são pequenas propriedades de subsistência, vizinhas entre si - Chácara São Benedito (28 bovinos) e Chácara Monte Castelo (10 bovinos). O terceiro foco foi confirmado na Fazenda NS, com 333 bovinos.
Desde o primeiro caso em Eldorado, os focos em Mato Grosso do Sul envolvem 16.062 bovinos. Até o momento, foram sacrificados 14.443 bovinos, 184 suínos e 158 pequenos ruminantes. Nas últimas semanas, a média diária de sacrifício foi de 600 animais. Além de Eldorado, a doença foi identificada em propriedades nos municípios de Japorã e Mundo Novo. No Paraná, os casos sob investigação estão limitados a nove propriedades rurais e não foram observadas novas suspeitas da doença.
"Até a presente dada, não foi possível o isolamento do agente viral a partir das amostras encaminhadas ao Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário (Lanagro), localizado em Belém (PA)", informou o Departamento de Saúde Animal.