O setor de turismo apresentou um superávit de US$ 2,1 bilhões nos seis primeiros meses de 2005 após ter acumulado, por mais de uma década, um déficit de US$ 22,5 bilhões. Os desembarques de passageiros em vôos nacionais e em vôos internacionais tiveram um crescimento de 18,6% e 15,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, durante a 8ª Reunião do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.
O ministro comemorou os 21 meses consecutivos de crescimento no número de desembarques de passageiros de vôos nacionais. Considerando-se o acumulado de 12 meses, o setor totaliza 39,8 milhões de passageiros, um recorde histórico no setor.
- O turismo no mundo cresce a uma média de 10%. No Brasil o setor está crescendo acima de 15%. Cada um milhão a mais de desembarques representa a geração de 605 mil empregos diretos e 110 mil empregos indiretos - disse Mares Guia.