Foram comercializados no terceiro trimestre 53,8 mil celulares da marca| Foto: Divulgação.

A paranaense Positivo Informática divulgou nesta segunda-feira (10) o balanço com os resultados do terceiro trimestre deste ano. A empresa registrou um lucro líquido de R$ 13,5 milhões no período, revertendo o prejuízo do terceiro trimestre do ano passado, que havia sido de R$ 18,9 milhões.

CARREGANDO :)

No terceiro trimestre, a marca vendeu um total de 665,6 mil PCs e tablets, uma queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, puxada principalmente pela redução nas encomendas do setor público – canal em que as vendas diminuíram em 23,2%, devido, segundo a empresa, às pausas em alguns projetos em obediência à legislação eleitoral. Por outro lado, houve avanço nas vendas do varejo (7,2%) e mercado corporativo (12,2%), na mesma base de comparação.

O maior avanço nas vendas foi mesmo no mercado de celulares, reforçando a estratégia da Positivo Informática em focar neste segmento e ampliar a linha de aparelhos de custo baixo e médio. Foram comercializados no terceiro trimestre 53,8 mil celulares, um número 437% maior do que o registrado no mesmo trimestre do ano passado. Pela primeira vez na trajetória da marca, 100% dos aparelhos comercializados foram smartphones, deixando para trás os chamados feature phones (aparelhos básicos, sem conexão à internet).

Publicidade

Com o aumento nas vendas de smartphones, os celulares passaram a corresponder a 3,1% da receita líquida da empresa com hardware – porcentual que era de 1% no mesmo período do ano passado. A maior parte da receita ainda vem dos notebooks, embora a fatia deste produto tenha diminuído de 52,1% no terceiro trimestre do ano passado para 45,6% no período de julho a setembro deste ano.

No geral, a receita líquida da Positivo Informática no terceiro trimestre foi de R$ 534,3 milhões, valor 7,8% menor do que o registrado no trimestre anterior e 3,2% menor do que no mesmo período do ano passado.

Expectativa

Segundo a Positivo, espera-se no quarto trimestre o maior faturamento do ano, considerando a sazonalidade do varejo e a retomada das entregas de produtos ao setor público. A empresa também espera realizar seu melhor trimestre em vendas de celulares, em parte devido ao início das entregas no mercado de operadoras, após parcerias com a Oi e a TIM.

Publicidade