Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Índice

Preços ao consumidor no Japão têm queda recorde

Os preços ao consumidor no Japão registraram uma queda recorde de 1,7 por cento em junho em relação a 2008, com recuo nos custos de energia e o enfraquecimento da demanda levando a segunda maior economia do mundo a uma profunda deflação.

A queda no índice de preços ao consumidor, que exclui a volatilidade dos preços das frutas, vegetais e frutos do mar frescos, mas inclui os de produtos relacionados ao petróleo, ficou em linha com as projeções do mercado de declínio de 1,7 por cento e seguiu um recuo de 1,1 por cento em maio.

A queda em junho foi a maior sob os métodos atuais de cálculo do índice que remetem a 1970 e representa o quarto mês consecutivo de queda na base anual, informou o Ministério de Assuntos Internos e Comunicação, nesta sexta-feira (31).

O núcleo do índice, que expurga tanto os preços de alimentos como os de energia e é similar ao núcleo calculado em outros países desenvolvidos, caiu 0,7 por cento em junho, repetindo a variação negativa de um ano atrás.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.