Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
espanha

Premiê espanhol diz que cumprir meta de deficit será "complicado"

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, admitiu neste domingo (2), em entrevista ao jornal "La Razón", considerar que será "muito complicado" respeitar a meta de deficit público de 6,3% do PIB fixada em um acordo com a União Europeia (UE). "É muito complicado reduzir em 2,6 pontos o deficit em um contexto de recessão, com tantos problemas com a arrecadação e um financiamento tão caro", disse.

O Partido do Povo, de Rajoy, chegou ao poder no fim de 2011 e introduziu cortes orçamentários de cerca de 60 bilhões de euros até o fim de 2014. A quarta maior economia da Europa está sofrendo sua segunda recessão em três anos, e a taxa de desemprego chega a 25%. Mais medidas de austeridade devem ser adotadas, enquanto a Espanha tenta evitar o que aconteceu com Grécia e Portugal, países que precisaram de ajuda internacional.

No jornal "El País", pesquisa mostrou que os espanhóis estão perdendo a confiança em seus líderes políticos. Quase 90% deles veem a situação política no país negativamente, enquanto 85% têm pouca ou nenhuma fé em Rajoy, conforme levantamento da Metroscopia.

No total, 71% desaprovam o premiê, uma taxa 20% maior do que em março passado. O apoio ao governo caiu desde então, embora tenha oscilado positivamente em novembro.O levantamento, realizado entre 28 e 29 de novembro, entrevistou 1.000 pessoas em todo o país. Ela mostrou que 68% das pessoas pensam que o governo não sabe o que está fazendo e está improvisando, pouco menos do que os 70% da pesquisa do último mês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros