O presidente da União Europeia (UE), Herman van Rompuy, reafirmou nesta segunda-feira o empenho dos países da zona do euro na busca por uma solução para o impasse em torno dos colaterais (garantias) da dívida que emperram a liberação de um pacote de 109 bilhões de euros para a Grécia.
"Nós estamos empenhados na busca por uma solução para esse assunto, uma solução que abranja as preocupações da Finlândia, mas que ao mesmo não prejudique o propósito maior de reforçar a confiança e a estabilidade financeira", afirmou Van Rompuy. "A credibilidade da zona do euro e de todos os seus integrantes está em jogo, e é importante manter isso em mente", concluiu.
Van Rompuy fez os comentários depois de uma reunião com o primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, chefe de uma coalizão de governo que insiste em garantias tangíveis para contribuir com o resgate financeiro para a Grécia. O impasse, além de retardar a liberação do pacote, tem prejudicado os esforços para restaurar a confiança no euro e conter a crise da dívida dos países da região. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast