A zona do euro não corre grandes riscos de uma bolha nos mercados de bônus soberanos da região, disse neste sábado o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sugerindo que o BCE poderia comprar esses títulos caso fosse necessário. "Não vemos um risco sério de bolhas no mercado de bônus soberanos", disse Draghi em entrevista coletiva durante a reunião do Fundo Monetário Internacional em Washington.
O rendimento desses títulos despencou na Europa nos últimos dois anos, principalmente no sul do continente, após Draghi ter se comprometido, em julho de 2012, a fazer "o que for necessário" para preservar o euro.
O bônus alemão de 10 anos está com rendimento próximo de 0,85%. O retorno do bônus de mesmo prazo do governo francês está em 1,25%, enquanto o da Espanha está pouco acima de 2%. Mesmo na Itália, cuja dívida pública é uma das maiores entre as principais economias mundiais, o rendimento do bônus de 10 anos é de 2,3%, quase o mesmo dos títulos norte-americanos equivalentes.
- Draghi diz que BCE está pronto para usar mais ferramentas não convencionais
- BCE não tem planos de adotar relaxamento quantitativo
- Queda de investimentos e estoques paralisa recuperação da zona do euro no 2º tri
- BCE corta juros e lança novo esquema de crédito conforme crescimento evapora
- BCE debate plano de compras de ABS e bônus cobertos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast