O nível de atividade econômica do país cresceu pelo décimo mês consecutivo em fevereiro deste ano, quando avançou 0,32% na comparação com o mês anterior, segundo números divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Banco Central.
Em fevereiro, o o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), indicador que tenta antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), somou 142,14 pontos, na comparação com 141,69 pontos em janeiro deste ano e 136,97 pontos em fevereiro do ano passado. Com isso, no primeiro bimestre de 2011, o crescimento ficou em 4,17% e, em doze meses até fevereiro, a taxa de expansão foi de 6,83%, informou a autoridade monetária.
Na comparação com fevereiro de 2010, o crescimento do IBC-Br foi de 3,77%, o que representa desaceleração em relação ao patamar de janeiro deste ano - quando foi registrada uma elevação de 4,7% contra o primeiro mês do ano passado.IBC-Br
O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica".
Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos.
"A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, por meio do relatório de inflação de março do ano passado.Definição dos juros
O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 11,75% ao ano. A taxa foi elevada na reunião do Copom de janeiro em 0,5 ponto percentual, e, também em março, em igual proporção, para controlar as pressões inflacionárias. A previsão do mercado é de que os juros subam para até 12,25% ao ano na semana que vem.
Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado para 2011 está em 6,26%. Deste modo, a estimativa dos analistas ainda está acima da meta central de inflação de 4,5% para este ano, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB de 2011, a previsão dos analistas dos bancos é de uma expansão de 4%.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast