O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou nesta quarta-feira (20) o prognóstico do banco Credit Suisse de crescimento de 1,5% para o Brasil neste ano. "É uma piada, vai ser muito mais que isso", disse Mantega ao sair de um hotel na Barra, em direção à conferência Rio +20.

CARREGANDO :)

Relatório do Credit Suisse divulgado nesta quarta aponta revisão da estimativa de crescimento do PIB em 2012 de 2% para 1,5%. Desde o ano passado, as previsões da instituição se situam abaixo do consenso do mercado, que espera crescimento de 2,3%, segundo boletim Focus do Banco Central de segunda-feira.

O banco também diminuiu a projeção de expansão do PIB no segundo trimestre de 0,8% para 0,5%.Segundo análise do banco, o crescimento deste trimestre tende a ser superior ao 0,2% do primeiro "devido à menor contribuição negativa do PIB agropecuário e à manutenção da expansão dos serviços, concentrada em setores menos correlacionadas com a dinâmica da demanda doméstica".

Publicidade

Operação

O ministro também comentou a operação "Twist", do Tesouro americano, para expandir o programa de compra de títulos.

Segundo Mantega, a operação é "mais do mesmo", e não representa medida para o crescimento dos EUA."Essa operação já tinha sido feita, está apenas sendo refeita, e não representa medida para crescimento econômico."