A primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de junho indicou inflação de 0,68%, após o aumento de preços mais intenso, de 0,89%, em igual prévia do mesmo índice no mês passado. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (11) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada nesta segunda ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam uma elevação entre 0 47% e 0,79%, com mediana das expectativas em 0,62%.

CARREGANDO :)

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O IPA-M teve alta de 0,64% na primeira prévia do índice este mês, depois de registrar alta de 1,15% na primeira prévia de maio. Por sua vez, o IPC-M apresentou alta de 0,19% na prévia anunciada hoje, após subir 0,29% na primeira prévia de maio. Já o INCC-M teve elevação de 1,99% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,61% na primeira prévia de maio.

O IGP-M é muito usado para reajustes nos preços do aluguel. Até a primeira prévia de junho, o índice acumula aumentos de 3,21% no ano e de 5,16% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de junho foi de 21 a 31 de maio.

Publicidade
Veja também
  • IPC-S desacelera em 6 de 7 capitais na 1ª leitura do mês
  • Diante da crise, Brasil afrouxa meta da inflação
  • Ingresso para futebol sobe mais que a inflação