Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
páscoa

Procon-PR aponta diferença de 80% no preço de chocolates em Curitiba

A pesquisa apontou uma diferença de mais de 80% no preço dos chocolates | Julio Covello/Divulgação AEN
A pesquisa apontou uma diferença de mais de 80% no preço dos chocolates (Foto: Julio Covello/Divulgação AEN)

O preço de ovos de chocolate, barras, bombons e colombas pode variar até 83,8% em Curitiba. O Procon-PR (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou uma pesquisa em nove supermercados da capital (Angeloni, Big, Carrefour, Condor, Extra, Mercadorama, Muffato, Pão de Açúcar e Walmart) entre os dias 19 e 30 de março. Ao todo foram checados os preços de 143 produtos.

O levantamento apontou que o consumidor pode pagar entre R$ 9,78 a R$ 17,98 no mesmo produto (Bombom Kisses, da Hershey´s, 280g). "Os dados estão disponíveis no portal do Procon-PR na internet (www.procon.pr.gov.br) no link pesquisas e também na sede do órgão, na Alameda Cabral 184, no Centro de Curitiba", disse a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, ao site de notícias do governo estadual.

A orientação do Procon-PR é que os consumidores façam pesquisa de preços antes de comprar os produtos. Uma das dicas é evitar levar crianças para as compras, pois elas podem ser influenciadas por modismos e escolher produtos com um custo mais elevado. Os consumidores também devem observar se os rótulos dos produtos apresentam informações sobre data de validade, peso líquido e composição.

Se houver brinquedos ou outros brindes no interior do produto, as pessoas devem observar se na embalagem há o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a idade recomendável para o brinquedo.

Pescado

Segundo o Procon-PR, a observação da higiene e o armazenamento do pescado são essenciais na hora de efetuar a compra. No supermercado, os peixes devem estar em balcão frigorífico. Na feira, conservados em gelo picado, expostos em balcão de inox inclinado e protegidos do sol e insetos. É obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

É preciso verificar se no rótulo constam o registro no órgão de fiscalização competente, a indicação de temperatura para conservação, a data de acondicionamento e prazo de validade. Depois do descongelado, é recomendável o preparo e o consumo rápidos.

Bacalhau

Na hora de comprar o bacalhau, é preciso observar se ele está armazenado em local limpo, protegido da poeira e insetos; se não há manchas de mofo, escuras ou avermelhadas e odor desagradável, que indicam que não está bom para consumo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.