Em virtude da grande quantidade de reclamações recebidas, o Procon-PR multou nesta segunda-feira (17) o site de compras coletivas Groupon em R$ 1,4 milhão. De acordo com a assessoria do órgão, muitos consumidores reclamaram que a empresa não cumpre com os contratos firmados no site e que não dão qualquer tipo de retorno aos usuários.

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Somente nos oito primeiros meses deste ano, o Procon-PR contabilizou 221 atendimentos de consumidores insatisfeitos com os serviços do site de compras coletivas. De acordo com a responsável pela Divisão Jurídica do Procon-PR, Cila de Fátima Mendes dos Santos, a conduta da empresa "contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor, por desrespeitar vários direitos previstos na Lei, entre os quais o cumprimento das ofertas realizadas pelos fornecedores".

Venda indiscriminada

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No dia 31 de agosto, vários clientes da loja de revelação de fotos Iris Color, localizada na Rua XV de Novembro, ficaram enfurecidos com a demora no atendimento da empresa. O motivo da confusão foi a venda indiscriminada de cupons de desconto no site do Groupon. A Polícia Militar precisou ir até o local para acalmar os consumidores e alguns dos clientes chegaram a registrar Boletim de Ocorrência.

O proprietário da loja, Ricardo Cezar, afirmou na época que o site Groupon descumpriu o contrato feito com a loja. Os descontos, que seriam dados apenas em alguns dias, foram ofertados diariamente, sem limite de tempo, de acordo com Cezar.

Dez dias depois da confusão na loja de fotos, o site Groupon enviou nota a Gazeta do Povo informando que entrou em contato por e-mail com os clientes para passar mais informações sobre o caso e que "cumpriu os termos acordados com o parceiro em relação à oferta".

Nova lei para consumidores

Desde o mês de abril deste ano, uma nova lei estadual determina que os sites de compras coletivas forneçam com maior clareza informações sobre as promoções exibidas no site. A nova lei faz exigências como informar nas ofertas endereço, telefone e site da empresa responsável pela oferta, manter serviço telefônico de atendimento ao consumidor gratuitamente, informar na primeira página a empresa responsável pela hospedagem do site, entre outras normas.

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A nova lei também passou a determinar que as empresas de compras coletivas poderão enviar informativos sobre promoções somente para clientes pré-cadastrados e que caso a venda mínima não seja atingida, o valor da compra deverá ser devolvido em até 72 horas, para aqueles que adquiriram produtos.

Outro lado

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a empresa para saber o posicionamento do site de compras coletivas a respeito da multa do Procon-PR. Nesta terça-feira (18) o Groupon esclareceu em nota que não foi notificado oficialmente a respeito da multa aplicada pelo Procon do Paraná e disse que dará esclarecimentos sobre o caso assim que receber o comunicado do órgão.

A empresa comunicou que trabalha para "oferecer uma experiência agradável aos seus clientes, investindo constantemente em melhorias". O exemplo relatado em nota é de que o grupo criou recentemente um departamento de qualidade para avaliar as empresas que desejam fazer parceria com o Groupon.

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