A produção de petróleo no Brasil atingiu recorde de 2,358 milhões de barris por dia em setembro, alta de 12,6% ante mesmo mês em 2013, com crescimento da extração da Petrobras e também de companhias como a Shell e a BG, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira (04).
A melhor marca anterior havia sido registrada em agosto, quando somou 2,326 milhões de barris/dia. Já a produção de gás natural somou 88,9 milhões de metros cúbicos por dia em setembro, alta de 13,8 por cento ante mesmo mês de 2013. A extração diminuiu ligeiramente ante o recorde de agosto (90,9 milhões).A produção total (petróleo e gás) atingiu 2,918 milhões de barris de óleo equivalente/dia (boed).
A produção da Petrobras somou 2,490 milhões de boe, alta de 8,3%, ou 191 mil boe ante o mesmo mês do ano passado, com reforço da nova produção no pré-sal, onde a estatal responde pela maior parte da extração. A produção de petróleo e gás do pré-sal no Brasil, de todas as empresas, totalizou 648,1 mil boed, alta de 0,2% em relação ao mês anterior, segundo a ANP.
A Petrobras respondeu por cerca de 85% da produção de óleo e gás do Brasil em setembro. A BG, importante parceira da Petrobras, aumentou a sua produção em setembro em 93,2%, para 94,6 mil boed. Já a Shell quase sobrou sua produção na comparação anual para 51 mil boed.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast