A produção de petróleo nos campos do pré-sal atingiu 129 mil barris diários, em apenas sete poços. A informação foi dada há pouco pelo gerente de Planejamento da área de exploração e produção do pré-sal da Petrobras, Mauro Yuji Hayashi, ao destacar a alta produtividade dos poços no pré-sal: segundo o gerente, cerca de 59 mil barris diários estão sendo extraídos em apenas três poços localizados nos blocos da Bacia de Santos e os 70 mil mil barris diários restantes em cinco poços localizados na Bacia de Campos.
A produção no pré-sal está sendo feita nos chamados Testes de Longa duração (TLD), realizados pela companhia para melhor conhecimento dos reservatórios. Segundo o executivo, o TLD do campo de Lula Nordeste (antiga área de Tupi) tem atingido média de 15 mil barris diários, enquanto que em em Lula um único poço produz 29 mil, e em Guará, a produção é de 15 mil barris diários.
Em função da elevada produtividade nos poços no pré-sal, a Petrobras poderá ter uma sensível redução nos custos considerando que serão necessários perfurar menos poços produtores do que o previsto inicialmente.
"Desde 2008, quando começamos a trabalhar no pré-sal, a perspectiva da quantidade de poços produtores reduziu bastante porque a produtividade dos poços melhorou . Além disso estamos reduzindo o tempo necessário para perfurar cada poço", destacou Hayashi. que participou do seminário Pré-Sal Brasil 2011, em realização no Rio.