O duro inverno prejudicou a atividade das concessionárias dos Estados Unidos em fevereiro e provocou uma queda de 0,1% na produção industrial do país na comparação com janeiro, segundo informou hoje o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O resultado contrariou as estimativas dos economistas, que esperavam alta de 0,6%. Em comparação com fevereiro do ano passado, a produção industrial cresceu 5,6%.
O uso da capacidade da indústria foi de 76,3% em fevereiro, uma queda em relação ao dado revisado de janeiro de 76,4%. Economistas previam uma taxa de 76,5% em fevereiro. Originalmente, o Fed havia calculado uma taxa de 76,1% para janeiro. A produção industrial de janeiro, no entanto, foi revisada para um avanço de 0,3%, ante o recuo de 0,1% calculado anteriormente.
Em fevereiro, a produção das concessionárias caiu 4,5%, enquanto a da mineração subiu 0,8%. O uso da capacidade do setor de mineração aumentou para 88,4%, em meio ao crescimento dos preços do petróleo. A produção do setor manufatureiro teve ampliação de 0,4% em fevereiro, depois de subir 0,9% em janeiro e 1,1% em dezembro.