A produção industrial recuou em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de outubro para novembro. Entre eles está o Paraná, onde o recui foi de 0,7%. Em São Paulo, houve queda de 0,3% em novembro, depois de um avanço de 2,3% em outubro. Em relação a igual mês de 2012, a queda foi de 0,6%. Em nível nacional, a queda foi de 0,2%.
O destaque negativo entre as regiões foi Goiás, que registrou retração de 4,1% no período, anulando boa parte da expansão de 6,7% acumulada entre julho e outubro. Também registraram recuo na produção industrial em novembro os estados de Santa Catarina (-3 1%), Ceará (-1,6%), Rio Grande do Sul (-1,4%), Amazonas (-0,4%), Pará (-0,2%) e Espírito Santo (-0,1%).
Na contramão, tiveram alta na produção a Região Nordeste (6,5%), Bahia (4,4%), Pernambuco (3,0%), Minas Gerais (0,3%) e o Rio de Janeiro (0,2%). No acumulado do ano, 11 das 14 regiões registram crescimento. O número é igual ao observado em outubro. Sete das 11 regiões estão crescendo acima da média nacional, que é de 1 4%, além de São Paulo, com porcentual igual a este.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast