A Petrobras conseguiu reduzir a importação de gasolina e diesel no primeiro trimestre do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior, informou o diretor de Abastecimento da empresa, José Carlos Cosenza. Segundo o executivo, foram entre 10 e 15 mil barris a menos por dia no iníco do ano, mesmo com a demanda em crescimento.
"A importação ficou em torno de 240 a 245 mil barris por dia, menor do que no primeiro trimestre do ano passado", informou Cosenza após apresentar o Plano de Negócios da companhia para 2013-2017 na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Esse patamar deve ser mantido até o final, disse Cosenza.Dos 240 mil barris importados, 190 mil são referente ao diesel e 50 mil, de gasolina.
Como os preços dos combustíveis comercializados no país não variam de acordo com a cotação internacional, a Petrobras tem amargado prejuízo com as importações de derivados acima do preço de revenda no mercado interno. No ano passado, o lucro da estatal recuou 36%, para R$ 21,18 bilhões, configurando o menor lucro anual da empresa deesde 2004.Neste ano, a Petrobras já realizou dois reajustes do preço do diesel, mas os derivados seguem sendo vendidos com defasagem em relação aos valores internacionais, enquanto a empresa busca no médio prazo uma paridade com as cotações externas.RecordeA redução foi possível devido ao bom desempenho das refinarias da companhia, que vêm batendo recordes consecutivos. No último domingo, o volume refinado pela Petrobras atingiu o volume recorde de 2,149 milhões de barris.
Cosenza disse trabalhar com um crescimento de demanda para este ano da ordem de 4%, e que a tendência é que a importação continue reduzida em relação a 2012.
"Isso reduz de forma substantiva a necessidade de importação com esse nível de processamento", afirmou Cosenza. "Conseguimos reduzir 10 mil (barris por dia), é uma boa tendência".
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast