A PSA Peugeot Citroën anunciou, nesta quinta-feira (14), que prepara o Centro de Produção de Porto Real (RJ) para receber dois novos carros que serão lançados neste ano. Segundo o presidente para o Brasil e a América Latina da PSA Peugeot Citroën, Vincent Rambaud, um deles será uma picape da marca Peugeot, baseada no modelo 207, a ser lançada no segundo trimestre deste ano. O outro modelo será um novo carro da Citroën, com lançamento previsto para o fim do segundo semestre. "Serão dois veículos desenvolvidos no Brasil voltados para o gosto do consumidor brasileiro e inéditos no Grupo PSA no mundo", ressaltou Rambaud ao G1.
Os dois lançamentos fazem parte de um projeto ambicioso do grupo para o Brasil. De acordo com o Rambaud, a meta é crescer acima do mercado e atingir a marca de 200 mil veículos vendidos pelas duas marcas em 2010 no ano passado, o grupo somou 151 mil unidades comercializadas. "O crescimento será apoiado pelo aumento da capacidade de produção e pelo lançamento de cinco novos carros produzidos no Mercosul, três da Peugeot e dois da Citroën", diz.
Para dar conta dos novos modelos, a empresa criou um terceiro turno e iniciou processo de contratação de 700 funcionários. As operações começam em fevereiro.
Com as contratações, a equipe da área de produção da unidade industrial brasileira passará de 2.200 para 2.900 funcionários. No total, o Grupo PSA somará cerca de 4,5 mil funcionários no Brasil.
A capacidade produtiva da fábrica chegará a 160 mil carros por ano, aumento de 55 mil unidades/ano. A unidade de motores também terá elevação de capacidade, de 170 mil unidades/ano, em dois turnos, para 220 mil motores/ano, em três turnos.
Atualmente, o centro de Porto Real fabrica os automóveis Peugeot 207, 207 SW e 207 Passion e os Citroën C3 e Xsara Picass e os motores 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação). No ano passado, a PSA produziu 111 mil veículos e 152 mil motores no Brasil.
- Crédito para financiamento de veículos cresce 12%, aponta Anef
- Setor de duas rodas fecha 2009 com queda de 33,8% na produção
- Vendas de carros na China disparam e superam EUA
- Queima de estoque 2009 facilita compra do carro zero em janeiro
- China passa os EUA e se torna maior mercado de automóveis do mundo
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Meta responde à AGU sobre mudanças na política de moderação de conteúdo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast