O senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato tucano à Presidência, disse neste sábado (23) que o leilão para concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) foram feitos "com um atraso enorme". Ele afirmou que o PT está seguindo "a cartilha do PSDB" de forma "atabalhoada".
"Quando o PT segue a cartilha do PSDB costuma acertar. Mas isso vem com um atraso enorme. O aprendizado do PT vem custando caro ao Brasil. O PT demonizou durante dez anos as privatizações e concessões e hoje as faz, mas de forma improvisada e atabalhoada", disse ele, antes do Congresso do PPS do Rio, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O governo federal arrecadou R$ 20,84 bilhões ontem com o leilão dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ) realizado na sexta-feira (22) na ecoxBM&F Bovespa, em São Paulo. O valor é 251% superior aos R$ 5,9 bilhões mínimos previsto na disputa.
A presidente Dilma Rousseff disse na sexta, em Fortaleza, que os "pessimistas" vão ter "um dia de amargura" devido ao resultado do leilão. "Isso mostra duas coisas. Primeiro, o enorme interesse dos investidores em investir no Brasil. Segundo, mostra claramente que o Brasil continua sendo uma das grandes oportunidades para os brasileiros, e eles têm que ter orgulho do que têm e do que podem ter. Por isso, todos aqueles pessimistas, hoje [ontem] infelizmente vão ter um dia de amargura, porque não deu errado. No Brasil, é uma coisa muito triste, torcem para dar errado. Desta vez, e mais uma vez - porque também em Libra torceram para dar errado - não deu errado", afirmou a presidente.
Aécio aproveitou para criticar o governo federal que, segundo ele, vem flexibilizando pilares econômicos criados pelo governo FHC. "Quando o PT dizia que mantinha os pilares macroeconômicos do governo Fernando Henrique, ele acerta. Quando começa a flexibilizar, como vem ocorrendo a partir do segundo mandato do presidente Lula e agora no governo da presidente Dilma, o resultado é esse que estamos vendo aí: inflação alta, crescimento pífio e perda da credibilidade do Brasil a partir dessa alquimia fiscal que ele vêm fazendo", disse ele.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast