Uma startup australiana está conquistando adeptos com uma proposta para os usuários de celulares: assista a nossos anúncios e reduziremos sua conta de telefone. Chamada Unlockd, a empresa atingiu meio milhão de clientes por meio de acordos fechados neste ano com duas operadoras para oferecer descontos nas tarifas aos usuários que concordarem em ver anúncios ao desbloquear a tela de seu aparelho.
Nos EUA, a Boost Mobile, uma marca da Sprint, dá aos clientes com telefones Android um crédito de US$ 5 em planos pré-pagos que custam US$ 30 a US$ 60 por mês.
A Unlockd também opera no Reino Unido por meio de um acordo com a Tesco Mobile e planeja expandir-se para mais cinco países até outubro e outros oito até o fim do ano. A empresa captou mais de US$ 20 milhões com investidores, entre eles dois pesos-pesados: Sol Trujillo, ex-CEO da empresa de telefonia Telstra, com sede em Melbourne, e Lachlan Murdoch, um dos presidentes do conselho da 21st Century Fox. A startup busca captar até US$ 40 milhões a mais neste ano, disse o CEO Matt Berriman.
“Os consumidores buscam formas de conseguir o que querem, os vendedores buscam formas de chegar aos consumidores, e tudo isso é possibilitado por celulares e pela largura de banda”, disse Trujillo, em entrevista. “As operadoras buscam novas fontes de receita. Existe um grande triângulo aqui, em que elas podem gerar novas receitas com serviços que seus clientes optam por aceitar ou não”, completa.
Mercado aquecido
A Unlockd entra em um grupo crescente de empresas — como Facebook, Amazon e Pandora Media — que mira o mercado de publicidade móvel, que deverá mais que dobrar para US$ 65,5 bilhões em 2019, segundo a empresa de pesquisa eMarketer.
As iniciativas surgem após anos de tentativas de startups e empresas como a Virgin Mobile de oferecer um serviço de telefonia celular subsidiado por publicidades, muitas delas abortadas. Os defensores dizem que aquelas empresas estavam à frente de seu tempo e que agora os consumidores estão mais receptivos a ver propagandas em seus telefones.
A Unlockd está trabalhando com mais de 300 anunciantes em todo o mundo, como Starbucks, McDonald’s, MTV (que pertence à Viacom), Lyft e News Corp., disse ele.
“Assim como com qualquer bom produto móvel, o mais importante é o momento, e eu acho que o momento é muito bom”, disse Doug Robinson, CEO da Fresh Digital Group. Entre os clientes de sua agência estão Macy’s, ESPN (da Walt Disney) e Ford Motor. No início do ano, ele usou a Unlockd para uma campanha de serviços públicos para a ONG Partnership for Drug-Free Kids.
“Identificar com precisão esse público na TV ou no rádio é quase impossível”, disse Robinson. (No celular) Sabemos exatamente quem estamos alcançando.”
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast