A Receita Federal recebeu até às 10h40 desta terça-feira (30) 23,157 milhões de declarações do Imposto de Renda 2013. Só na segunda, foram 2,841 milhões de declarações e a expectativa do Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, é que o Fisco totalize os 26 milhões de documentos esperados em 2013 até as 23h59min59s (horário de Brasília), quando termina o prazo.
"Ontem, foram enviados, em média, 200 mil documentos por hora, com picos de 250 mil. Esperamos nesta terça-feira o restante da declarações", disse Joaquim Adir. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.
A Receita publicou um passo a passo na internet com os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento. O contribuinte também pode assistir a uma animação sobre a instalação do programa.
Além da internet, a declaração poderá ser entregue em disquetes de computador nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, durante o horário de funcionamento das agências. As regras para a entrega da declaração estão na Instrução Normativa 1.333.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião