Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Persona

Receita vê indícios de lavagem de dinheiro na Cisco

Segundo fiscais da Receita Federal, há indícios de lavagem de dinheiro no esquema de fraude e sonegação de impostos do qual são acusadas a Cisco Systems e a importadora Mude Comércio e Serviços Ltda. Os investigadores desconfiam que o esquema tenha praticado evasão de divisas simulando o pagamento de direitos autorais de softwares.

O dinheiro seria enviado para empresas com sede no Caribe como se fosse parte de operações para pagar os titulares da patente do software. Para a Polícia Federal, essa seria uma forma de ocultar patrimônio. Essas empresas seriam responsáveis pela ligação entre as empresas fantasmas brasileiras e as americanas mantidas pelo esquema suspeito de sonegar R$ 1,5 bilhão.

Além de propiciar a evasão por meio do pagamento de direitos autorais falsos, as operações com os softwares permitiam, segundo os investigadores, uma outra fraude: fingir que o valor do software era muito superior ao do equipamento importado.

Ex-presidente

Outro ponto apurado é a real participação do executivo Carlos Roberto Carnevali, ex-presidente da Cisco do Brasil, no esquema. Investigadores têm indícios de que Carnevali estaria por trás das operações da importadora Mude. A Mude é uma empresa brasileira com filial nos EUA que intermediava a importação dos produtos da Cisco para o Brasil.

Procurada pelo G1, a Cisco Systems informou que, por enquanto, não comentaria o caso. A empresa limtou-se a publicar nota em que afirma que "assumirá responsabilidade e tomará as medidas cabíveis assim que forem finalizadas as investigações dos fatos".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.