O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, assina nesta segunda-feira o documento que define o reajuste negativo, de cerca de 0,5% nas tarifas de telefonia fixa local, com a publicação da medida no Diário Oficial da terça-feira.
A expectativa é de que os novos valores entrem em vigor a partir de quinta-feira, afirmou Aguiar Júnior após tomar posse do cargo, na sede do Ministério das Comunicações.
Aguiar Júnior foi nomeado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para presidir a Anatel até o final do ano. Ao discursar na cerimônia de posse, o novo presidente da agência fez questão de enfatizar que seu mandato "tem caráter de travessia".
A primeira tarefa dele é a assinatura do reajuste negativo na telefonia fixa, o primeiro desde a privatização do setor de telecomunicações, em 1998.
Aguiar Júnior, engenheiro eletrônico pela PUC do Rio de Janeiro, era conselheiro da agência desde novembro de 2005 e vinha ocupando o posto de presidente substituto