O governo do Reino Unido disse neste domingo (21) que estará "envolvido de perto" nas negociações sobre o tamanho e a forma de um pacote de assistência financeira para a Irlanda. "É do interesse nacional britânico que a economia da Irlanda seja bem-sucedida e que seu sistema financeiro seja estável, portanto o Reino Unido coloca-se preparado para apoiar a Irlanda nos passos que forem necessários para trazer de volta essa estabilidade", disse um porta-voz do Tesouro britânico.
Mais cedo, o ministro de Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, disse que vai recomendar ao governo de seu país que aceite ajuda financeira da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional com o objetivo de reassegurar os investidores que o país possui acesso necessário para corrigir o sistema bancário com problemas.
O Reino Unido tem laços econômicos estreitos com a Irlanda, que é o quinto maior mercado das exportações britânicas. Os bancos do Reino Unido emprestaram uma grande quantidade de recursos para instituições financeiras irlandesas e diretamente para outros tomadores do país.