Com uma reportagem sobre o conceito e a aplicação da tecnologia social, o jornalista Guido Orgis, da Gazeta do Povo, venceu ontem o Prêmio 3M para Estudantes Universitários e Jornalistas, na categoria mídia impressa. No texto "O grande valor das ideias simples" , publicado em 15 de março deste ano, Orgis explica como pequenas inovações tecnológicas podem ter enorme impacto sobre a produtividade.
Entre os exemplos citados na reportagem, ele conta como um kit de limpeza criado por pesquisadores da Embrapa, a um custo de menos de R$ 200, ajuda pequenos produtores de leite a melhorar a qualidade do produto ao reduzir a contaminação por bactérias. "Quando se fala em tecnologia, normalmente se pensa em tecnologia de ponta. Não é raro certas inovações não receberem investimentos porque não têm apelo high-tech. O prêmio é importante justamente por abrir espaço para esse tipo de iniciativa, que não é tão cara, mas tem o efeito de melhorar a qualidade de vida", diz Orgis.
Fundado em 2006, o Instituto 3M de Inovação Social, responsável pela premiação, tem como foco o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia social. Os vencedores recebem R$ 2 mil da instituição. Esse é o segundo troféu recebido por Orgis neste ano. Em março, ele venceu o prêmio brasileiro do Citi Award for Excellence in Journalism 2009.