O gigante petroleiro espanhol Repsol anunciou nesta quinta-feira (24) que sua nova jazida encontrada recentemente na costa do Brasil é "uma das maiores descobertas do mundo deste ano", com reservas de mais de 700 milhões de barris de petróleo.
A jazida conta também com três trilhões de metros cúbicos de gás, "o que equivale a 545 milhões de barris de petróleo", explicou a Repsol em um comunicado.
"Estes números confirmam o alto potencial do bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, onde se encontram as recentes descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar", acrescentou o grupo.
O anúncio disparou as ações da companhia na Bolsa de Madri, e às 10H53 GMT (07H53 de Brasília) o título da Repsol disparou 3%, a 13,745 euros, em um mercado em alta de 1,75%.
A Repsol, no âmbito da concessão com a empresa chinesa Sinopec, participa com 35% no consórcio que explora a jazida, junto ao norueguês Statoil (35%) e à Petrobras (30%).
Esta descoberta confirma que o offshore do Brasil "é uma das áreas com maior crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo", destacou a Repsol.
O grupo espanhol considera o Brasil um dos eixos mais importantes de sua estratégia, com uma forte implantação na costa brasileira, onde as descobertas em águas profundas se multiplicaram recentemente.
A Repsol Sinopec Brasil é uma das principais companhias energéticas em exploração e produção do Brasil e trabalha nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.
A companhia foi criada no fim de 2010 para desenvolver de forma conjunta projetos de exploração e produção no país. É 60% propriedade da Repsol e 40% da companhia chinesa Sinopec, e atualmente suas reservas provadas chegam a 35,6 Mbep.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião