O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse na manhã desta quarta-feira (21) que as reservas brasileiras de petróleo na camada pré-sal podem chegar até a 150 bilhões de barris. Em discurso na posse de Magda Chambriard como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro, o ministro destacou que as pretensões do ex-diretor-geral da ANP Haroldo Lima eram que as reservas seriam de 80 bilhões de barris, mas podem superar 150 bilhões pelas previsões mais otimistas.
Magda tomou posse no comando da ANP em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ela disse em seu discurso que a agência está investindo em sísmica em 23 estados do Brasil para identificar novas áreas de produção e motivar investimentos exploratórios.
Magda ressaltou ainda que os desafios são muito grandes, já que as reservas irão subir de 15 bilhões de barris para pelo menos 30 bilhões de barris inicialmente.
"Quando assumi a diretoria da ANP em 2008, o ministro Lobão me deu apenas uma recomendação, que era cuidar bem do nosso pré-sal. Hoje nosso desafio é enorme. Com o aumento de nossas reservas, precisamos estar amparados em políticas públicas e descentralizar as áreas de exploração do Brasil", disse Magda em discurso de posse.