A previsão de que o nível de água armazenada nos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste vai subir e o consumo de energia elétrica vai encolher continua influenciando, positivamente, a percepção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relação às condições do sistema nacional.
O novo Informe do Programa Mensal de Operação (IPMO) na sexta-feira (17) aponta que a afluência na região SE/CO em julho deve ser equivalente a 133% da média história para o mês. Na semana passada, o ONS estimava uma Energia Natural Afluente (ENA) equivalente a 117% da média de longo termo (MLT).
O maior volume de chuvas deve contribuir para que o nível de água armazenada nos reservatórios da região, responsável por aproximadamente 70% da capacidade de reserva do país, alcance 37,7% da capacidade no dia 31 de julho. A recuperação dos reservatórios na região Sudeste/Centro-Oeste acontece em pleno período seco, que se inicia em maio e vai até o mês de outubro. Desde o final de abril, o nível dos reservatórios já subiu quase cinco pontos porcentuais.