A elevação dos preços dos produtos agrícolas no mercado internacional, aliada às boas condições climáticas, deverá permitir uma safra recorde no Brasil em 2007. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a primeira estimativa nacional para a safra deste ano, que pode atingir 127,9 milhões de toneladas, volume 9,7% superior à safra 2006, que foi de 116,6 milhões de toneladas.

CARREGANDO :)

Caso a previsão para a safra deste ano seja confirmada, representará um novo recorde no país, após a colheita de 123,6 milhões de toneladas em 2003. O gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Neuton Alves Rocha, disse que os produtos que puxarão o crescimento da safra em 2007 serão a soja e o milho segunda safra.

"O crescimento da safra está muito relacionado à estimativa de bons preços e outro fator fundamental são as condições climáticas favoráveis até agora", disse o chefe da coordenação de agropecuária do IBGE, Flávio Bolliger. Segundo ele, são esperados também mais investimentos dos produtores, com aumento da produtividade. Para Neuton Rocha, 2007 deverá ser um ano de recuperação para o setor, com melhoria na renda dos produtores agrícolas.

Publicidade

Abiove

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) voltou a elevar ontem sua estimativa para produção de soja no ano-indústria 2007/08, referente à soja colhida na safra 2006/07. De acordo com o relatório divulgado ontem pela entidade, a produção brasileira será de 57,1 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% em comparação à estimativa feita em janeiro, de 55,8 milhões de toneladas. Com o novo número, a estimativa da Abiove supera a produção da safra anterior em 1,8%, quando foram colhidas 56,1 milhões de toneladas, e representa um novo recorde na oferta do grão.