A Samsung abre a pré-venda on-line dos smartphones Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge no Brasil nesta quinta-feira (16) – os aparelhos chegam ao varejo no próximo dia 25. Os celulares são as grandes apostas da marca para este ano, em que tenta uma recuperação após resultados decepcionantes no ano passado.
O S6, que tem 32 Gb de memória, vai custar a partir R$ 3.299, enquanto o S6 Edge, um modelo maior e que tem a tela curva, vai custar R$ 4.299 na versão de de 64 GB e R$ 3.799 na de 32GB. Essa última chega às lojas apenas em 15 de maio.
O modelo S6 ganhou um novo design, deixando para trás o visual de “band-aid” do S5, que virou piada na internet. O plástico, característica comum nos telefones da empresa, foi substituído por alumínio nas bordas e vidro na traseira. As bordas lembram bastante as do iPhone 6.
Internamente, o telefone também sofreu uma importante mudança. Ele leva um processador fabricado pela própria Samsung, o Exynos, de 64 bits e oito núcleos. Assim, a companhia abandona a Qualcomm, responsável pelos chips dos principais telefones do mercado.
A tela de Super Amoled manteve o mesmo tamanho do S5, 5,1 polegadas, mas turbinou a resolução, que subiu de Full HD para Quad HD (2.560 pixels x 1.440 pixels).
A bateria tem tecnologias de carregamento sem fio e carregamento rápido (10 minutos de carga são suficientes para quatro horas de uso). Porém ela não é removível.
Mercado
Com esses produtos, a Samsung tenta se recuperar na briga com a Apple. O Galaxy S6 vai brigar diretamente com o iPhone 6, que custa a partir de R$ 3.499 no Brasil (no modelo com 16 GB de memória).
De acordo com a consultoria Gartner, no ano passado as vendas de celulares da Samsung caíram 17,14% no Brasil em comparação com 2013 (de 26,6 milhões para 22 milhões de unidades).
O mercado como um todo também caiu (11,38%, para 63,5 milhões de celulares vendidos), mas a Apple ganhou força: vendeu 41,29% mais iPhones, chegando a 2,9 milhões.
O cenário não é exclusivo do Brasil. É global para a Samsung: em 2014, a companhia sul-coreana teve a primeira queda no lucro anual da empresa desde 2011.
Repercussão
Os modelos S6 receberam críticas positivas, o que impulsionou as expectativas de recuperação de resultados da companhia em 2015.
Analistas consideram o Galaxy S3 como o modelo mais vendido da companhia no geral. O grupo Nomura estimou que a Samsung vendeu 80 milhões de S3 nos três anos desde o lançamento, em 2012, e 43 milhões de S4s desde o lançamento do modelo em abril de 2013 até o fim daquele ano.
Alguns analistas estimam que a Samsung pode vender 50 milhões ou mais de unidades do S6 este ano.