A 40ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que comemora os 20 anos do calendário oficial da moda brasileira e apresenta as tendências para o próximo inverno, começa neste domingo (18) com desfile do estilista Alexandre Herchcovitch e continua até o dia 23, sexta-feira, com 29 marcas apresentando suas coleções na passarela.
Apesar de ser a primeira vez que Gisele Bündchen não integra o casting das modelos, uma dobradinha do estilista mineiro Ronaldo Fraga com empresas paranaenses promete dar o que falar.
Numa parceria com o Vale da Seda, marca de roupas e acessórios em seda que nasceu de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica do Sebrae em Maringá, na região Noroeste do estado, o estilista Ronaldo Fraga traz para as passarelas uma temática que João Berdu, diretor do Instituto Vale da Seda, afirma combinar muito com o slogan que o Instituto trabalha.
“Seda é para sempre”. O estado responde por 92% da produção de casulo de bicho da seda no Brasil – e é a região que mais produz seda no Ocidente.
Outra novidade é que a semana de moda volta ao Parque Ibirapuera – Pavilhão da Bienal. As salas de desfile, que normalmente são conhecidas como Sala 1 e 2, agora ganham os nomes Copan e Casa das Canoas.
O terceiro andar foi adicionado à planta do evento como nova locação para desfiles e chama-se Espaço Niemeyer. Diferentemente das outras salas, este será um lugar aberto em que toda a arquitetura se faz presente.
Uma série de conteúdos interativos, ao longo da semana, vai destacar a capacidade humana de criar com as mãos e inspirar novas possibilidades, do artesanal ao tecnológico, do princípio ao início, em constante evolução, sempre em busca de novos pontos de partida.
Entre as novidades no line-up estão a marca Ratier. Helô Rocha, que desfilava antes com sua marca Têca (fechada em junho deste ano), traz para a passarela sua grife reformulada, a Helô Rocha. Outro destaque é a coleção da estilista Lethicia Bronstein para Riachuelo. Fernanda Yamamoto retorna ao evento.