O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou nesta terça-feira (16) que é fundamental a atuação do governo para evitar que os preços dos grãos caiam no pico da colheita da safra, no primeiro trimestre do ano. Stephanes disse que 98% da safra 2008/2009 já foi plantada.
Aos senadores que participam de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, Stephanes disse que o governo vai atuar em três frentes: formação de estoques, lançamento de contratos de opção de compra e a liberação de crédito para as cooperativas. "As cooperativas são importantes na comercialização. Elas comercializam metade da produção nacional de grãos", disse
Stephanes afirmou também que as grandes empresas comercializadoras de grãos e as tradings deixaram de formar estoques de grãos devido à crise financeira internacional. "Ninguém quer carregar estoques. Para deprimir os preços, as grandes tradings podem comprar para derrubar preços", afirmou.
O ministro alertou aos produtores a estratégia que será adotada pelos compradores. "As tradings e as grandes comercializadoras vão comprar 'da mão para a boca' para aproveitar o preço baixo", afirmou.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast