A empresa paranaense Conduspar, fabricante de cabos e condutores elétricos de cobre e alumínio, inaugurou nesta terça-feira (3) uma nova fábrica de fibra óptica, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova indústria é uma joint venture com a indiana Sterlite Technologies e tem capacidade produtiva de 1 milhão de quilômetros de fibra por ano. Os investimentos foram de R$ 30 milhões. A expectativa dos sócios é investir o mesmo montante para que a indústria dobre de produção até 2017.
O faturamento esperado para 2015 é de R$ 80 milhões, valor que representa cerca de 70% da capacidade produtiva da indústria. "Queremos, em cinco anos, estar entre as três maiores empresas de cabos ópticos da América Latina", afirmou o diretor comercial da Sterlite Conduspar, Rudney Amirati. A nova fábrica iniciou suas atividades em novembro do ano passado.Hoje o mercado brasileiro demanda cerca de 5 milhões de quilômetros de fibras ópticas por ano. A previsão do ministério das Comunicações é que o segmento cresça a 9 milhões de quilômetros até 2018, devido aos incentivos do governo federal através do programa Banda Larga para Todos, lançado neste ano. "Existe uma rampa de crescimento, que foi conversada com a indústria para que ela se prepare para entregar a produção necessária para a implantação desse projeto", disse Maximiliano Martinhão, secretário nacional de Telecomunicações durante a inauguração.
Além de atender o mercado nacional, a previsão da Sterlite Conduspar é exportar 15% da produção. "Nessa primeira fase, o índice de exportação pode chegar a 50%. No mês de janeiro fizemos uma exportação grande para a Argentina e agora estamos com um projeto de fornecimento até maio para exportar para a Costa Rica", disse André Abage, presidente da Conduspar. A fibra óptica será importada da Índia e será "cabeada" na indústria em São José dos Pinhais.