Uma nova subestação começou a ser instalada no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, informou nesta terça-feira (18) o Governo do Paraná. A previsão é que a instalação elétrica, que auxiliará na transmissão e distribuição de energia na região e no litoral, comece a operar em maio do próximo ano.
A Subestação Curitiba Leste, como será chamada, vai operar em extra-alta-tensão (525 e 230 mil volts) e custará no total R$ 106 milhões. O valor inclui a linha de transmissão de 525 mil volts, com 29,4 quilômetros de extensão, que se conectará à subestação Curitiba, da Eletrosul. As obras das linhas aguardam licença ambiental e preveem ainda o seccionamento de duas linhas de 230 mil volts.
A obra será realizada pela Marumbi Transmissora de Energia S.A, empresa integrada pela Copel (majoritária, com 80% de participação) e pela Eletrosul (20%). Conectada a outras cinco subestações de grande porte, a Subestação Curitiba Leste tornará o sistema elétrico da região mais seguro e confiável, servindo como mais uma alternativa de desvio de fluxo de carga em caso de emergência e evitando o corte no fornecimento de energia para os consumidores.