O conglomerado de construção naval STX informou nesta quinta-feira (3) que espera que os principais estaleiros sul-coreanos recebam conjuntamente encomendas para projetos de exploração marítima da Petrobras o que será uma importante oportunidade para o abatido setor.
As principais companhias do segmento de construção naval partilharão os projetos da Petrobras já que as encomendas são muito grandes para apenas uma delas, disse Kang Duk-soo, presidente do conselho da STX.
A Petrobras deve lançar em breve grandes licitações para o desenvolvimento de embarcações para exploração de petróleo, incluindo navios de perfuração e plataformas de produção, armazenagem e distribuição.
Em abril, executivos da Petrobras visitaram a Coreia do Sul e realizaram reuniões individuais com companhias de construção naval sobre encomendas de navios avaliadas entre 25 bilhões e 30 bilhões de dólares. Do total, 15 bilhões de dólares são para navios de perfuração e semi-submersíveis a serem encomendados neste ano.
Dentre as construtoras navais sul-coreanas em negociações com Petrobras estão a Hyundai Heavy Industries, Samsung Heavy Industries, Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering e STX Offshore & Shipbuilding. Essas empresas são os quatro maiores estaleiros do mundo.
Companhias como a STX Pan Ocean sofreram com as taxas de frete baixas e o fraco comércio global em meio à crise econômica.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast