Atualizado em 21/07/06 às 16h57

CARREGANDO :)

A Varig suspendeu temporariamente suas atividades no Paraná. Pelo menos até dia 28 de julho, nenhum vôo da companhia decola ou pousa nos dois aeroportos do estado: Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e o Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

A decisão de cancelar temporariamente os vôos domésticos e internacionais da Varig foi tomada nesta quinta-feira (20), após o leilão no qual a empresa foi arrematada pela VarigLog. Em contrapartida, a partir desta sexta-feira aumentam os vôos na Ponte Aérea Rio-São Paulo. Este, segundo a VarigLog, seria o primeiro passo na estratégia de recuperação da empresa.

Publicidade

Nesta sexta-feira, a companhia operou apenas dois dos seus 19 vôos no estado. O vôo 2171 partiu às 6h de Foz e fez escala no Afonso Pena, decolando novamente às 7h35 com destino a Guarulhos, em São Paulo. O outro vôo, 2250, saiu às 15h30 de Foz com destino ao Rio de Janeiro.

A Varig, tanto de Foz quanto de Curitiba, informou que os passageiros que têm reservas e bilhetes emitidos pela companhia estão sendo acomodados em vôos de outras companhias aéreas, de acordo com os procedimentos do Plano de Contingência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde 21 de junho.

Orientação aos passageiros

Em Curitiba, a orientação da companhia é para que os passageiros procurem a Varig com pelo menos quatro horas de antecedência da hora do embarque. Em dias mais movimentados, sexta e domingo, com 24 horas de antecedência.

Em Foz do Iguaçu, a orientação também é procurar a empresa com 24 horas de antecedência. Para os que pretendem embarcar no mesmo dia do bilhete, a empresa pede para os passageiros chegarem ao aeroporto às 5h ou ao 12h. Segundo a companhia, nestes horários é possível reacomodá-los em vôos da TAM e da GOL com destino ao Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Publicidade

A partir do dia 28 de julho, as demais rotas, tanto domésticas quanto internacionais, serão retomadas gradativamente.

Anac reage e determina que Varig retome linhas suspensas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reagiu a decisão da Varig e determinou, no fim da tarde desta sexta-feira, que a empresa retome imediatamente as linhas suspensas. Por telefone, a assessoria da Varig informou que não foi informada da decisão da Anac e que portanto, não iria se manifestar.

Veja também
  • Venda da Varig garante programa de milhagem
  • Nova Varig deve demitir quase 8 mil funcionários
  • Comprador quer atrair novos investimentos para melhorar a empresa
  • Ação da Varig despenca mais de 35% após anúncio da venda
  • Varig é arrematada por R$ 52,3 milhões