A TAM revisou para baixo a sua previsão de crescimento do mercado doméstico e, assim como a concorrente Gol, já fala em redução da sua oferta de assentos.
A empresa previa uma expansão da oferta de 0 a 2% e agora fala em queda nos mesmos percentuais. Já a previsão para o crescimento do mercado doméstico como um todo caiu de 8% a 11% para de 7% a 9%. No mercado internacional, a empresa mantém previsão de crescimento de 1% a 3%.
A queda da demanda no mercado doméstico reflete a economia menos aquecida e o aumento no preço das passagens. Diante de uma escalada no preço nos custos de combustíveis e tarifas aeroportuárias, as empresas adotaram a estratégia de repassar as despesas para os bilhetes, tentando recuperar a rentabilidade.
O yield da TAM, indicador que é uma referência para o preço das passagens, aumentou 3% no primeiro trimestre, em comparação a igual período do ano anterior. Passou de R$ 0,182 para R$ 0,188 centavos. No entanto, o yield caiu 5% em relação ao quarto trimestre (R$ 0,198).
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