O preço médio das passagens aéreas da Gol subiu 17% no último ano. Este foi o aumento do indicador yield -que representa o valor médio pago por passageiro por quilômetro voado- em março em relação ao mesmo mês do ano passado.
Considerando o yield registrado no primeiro trimestre, a alta em relação a igual período em 2013 foi de 13%. O yield líquido ficou em R$ 0,22.
Desde que parou de negociar ações na BM&FBovespa, após a concretização da fusão com a chilena Lan, a TAM não divulga mais estatísticas operacionais.
Mas tanto TAM quanto Gol têm aumentado o preço médio das passagens de forma a compensar a alta de custos, sobretudo por conta de combustível e câmbio.
A alta de preços somada ao baixo desempenho da economia e ao corte da oferta de assentos por parte da TAM e da Gol nos últimos meses estão afugentando os passageiros. Em fevereiro, a demanda no mercado doméstico encolheu 4% em relação ao ano anterior. Em janeiro, a queda foi de 1%.
Apesar de ter reduzido a oferta de assentos em 9,8% em relação a março do ano passado, a Gol não conseguiu aumentar a taxa de ocupação, que ficou em 65,3% no período, 0,9 pontos percentuais abaixo do ano anterior. A demanda nos voos da Gol caiu 11,% na comparação de março de 2013 com março de 2012.
TAM e Gol encerraram o ano passado com prejuízo de R$ 1,2 bilhão e R$ 1,5 bilhão respectivamente. Em comunicado divulgado nesta terça ao mercado, a Gol comemorou o aumento da receita por passageiro por assento disponível por quilômetro (PRASK, da sigla em inglês), que subiu 16% na comparação com março de 2012.
"A estratégia de redução de capacidade (oferta) completa um ano e esse é o quinto mês de aumento consecutivo de dois dígitos do PRASK", disse a Gol no comunicado.
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