Presidente da controladora da TIM afirmou que o investimento no Brasil em 2015 será significativamente maior do que em 2013 e 2014| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, afirmou nesta quinta-feira (29) que os investimentos de sua controlada TIM Participações no Brasil em 2015 devem ser maiores que os aplicados no ano passado e que a companhia se mantém como investidora de longo prazo no país.

CARREGANDO :)

"Nos próximos anos, vamos ter um diferente padrão de investimento. Acho que vamos ter mais investimentos em telefonia móvel de terceira e quarta gerações (...). O investimento de 2015 será significativamente maior do que em 2013 e 2014", afirmou o executivo após reunião com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Ele não deu detalhes sobre valores, justificando que os números serão anunciados em 20 de fevereiro.

Publicidade

Perguntado sobre o processo de consolidação do setor de telecomunicações no Brasil, Patuano respondeu que não discutiu com Berzoini uma eventual fusão envolvendo a TIM, acrescentando que a conversa com o ministro foi "institucional".

Negociação

O mercado trabalha com diferentes cenários para o setor de telecomunicações do país: uma eventual fusão entre TIM e Oi, uma eventual compra da Oi pela TIM ou uma compra da TIM pelas concorrentes Oi, Claro e Vivo. As empresas afirmam que a consolidação do mercado é necessária diante do cenário de redução de margens e necessidade de investimentos.

Patuano descartou que o grupo faça movimentos similares aos da espanhola Telefónica, que comprou no ano passado a operadora de banda larga GVT como forma de penetrar no mercado da telefonia fixa. Para ele, o foco das operações da Telecom Italia no Brasil é a telefonia móvel.

"Estamos muito focados em telefonia móvel, a TIM está se recuperando muito bem após momento de problemas na qualidade de serviço e vamos melhorar mais ainda em termos de cobertura, velocidade e tecnologia. Nesse momento, o foco das operações é a telefonia móvel", disse Patuano.

Publicidade

Patuano declarou que o baixo crescimento da economia brasileira não preocupa a Telecom Italia, já que a companhia pensa em investimentos de longo prazo.

"Acho que não é problema para investidores de longo prazo em infraestrutura como nós. Vamos aumentar os investimentos, então a confiança no país continua muito grande", declarou.

Veja também
  • Anatel dá aval à compra da GVT pela Telefônica Brasil, mas impõe condições
  • Mesmo com venda da Portugal Tel, mercado segue cético sobre oferta da Oi pela TIM
  • Oferta da Oi para compra da TIM deve sair no curto prazo, diz fonte
  • TIM anuncia fim da velocidade reduzida em celulares