A rede mexicana Televisa anunciou na segunda-feira (15) a compra de 30 por cento da filial local da empresa de telefonia sem fio Nextel, subsidiária da NII Holdings, por 1,44 bilhão de dólares.
A transação é toda em dinheiro e inclui ainda a opção de compra de outros 7,5 por cento da Nextel mexicana num prazo de três a quatro anos, disse a Televisa em comunicado.
Quarta maior operadora de telefonia celular do México, a Nextel tem quase 3 milhões de clientes. Adquirir uma participação ajuda a Televisa a entrar no setor da telefonia celular sem ter de montar uma rede do zero, além de lhe permitir a montagem de pacotes que envolvam telefonia fixa, celular, internet e vídeo.
O governo mexicano está leiloando licenças da telefonia celular para aumentar a concorrência no setor, dominado pela America Movil, do magnata Carlos Slim, proprietário da Claro no Brasil.
A Nextel tem como alvo o mercado corporativo, e analistas dizem que ela gera maior renda por usuário do que Iusacell e Telefónica, que estão à sua frente no setor.
A agência de proteção da concorrência do México autorizou na semana passada a Televisiva a comprar até 40 por cento da unidade mexicana da NII.
A poderosa Televisa já é dona da operadora de TV paga Cablevisión, e vende pacotes de internet, TV e telefonia fixa por menos de 40 dólares mensais, sob a marca YOO. No ano passado, a operadora Megacable se associou à Televisa para comercializar serviços semelhantes.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast